terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O escritor veio à escola!

EB1 Dr. Catrela Gomes
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, João Manuel Ribeiro, poeta/escritor esteve nas escolas da Portela e Dr. Catela Gomes, do 1º ciclo, do nosso agrupamento. 
Na Portela contámos com a presença das técnicas da Biblioteca Municipal, Célia e Cristina e ainda a Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento.


EB1 da Portela




Entre alunos e professores, as sessões foram um sucesso pela dinâmica que o João impõe nos seus encontros.  Cantando, os alunos aprenderam poesias, lengalengas e ouviram as histórias que cresceram com o João.




Os alunos não esquecerão estes dias e, quem sabe, terão nascido novos poetas.
Parabéns aos alunos e professores que participaram através dos trabalhos expostos e a alegria com que responderam aos desafios do João durante os encontros.

Casa do João ficou mais cheia!

Trabalho da professora Paula Sttatmiller
Obrigada à Conceição que nos proporcionou a vinda do João do Porto até Lisboa para que os alunos da Portela e Moscavide pudessem conhecer a sua obra.
Para os alunos que ficaram com pena de não ter comprado os livros do João há boas notícias. Dispomos ainda de alguns livros para vender até dia 7 de março. Não percam esta oportunidade: basta dirigirem-se à Biblioteca da vossa escola.

Imagens das exposições de trabalhos dos alunos:




quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

David Machado - Escola Básica Stº António dos Cavaleiros

"Outubro nas Bibliotecas Escolares"

No passado  dia 25 de janeiro a Escola Básica de Stº António dos Cavaleiros, recebeu  a visita do Escritor David Machado, dando continuidade ao projeto “Outubro nas Bibliotecas Escolares”. 

Assim de forma natural  e espontânea o escritor descreveu a sua relação com os livros e com a escrita, contou-nos a "estória" da sua primeira história (para crianças) - “A Noite dos Animais Inventados”. Falou de animais imaginários, dos medos, de fantasmas, enfim, dos limites da nossa imaginação.

Ao longo da sessão fez, também, a leitura de alguns excertos da sua obra “ O Tubarão na Banheira” em que o recurso a “grandes” fantasias proporcionou o envolvimento das crianças com a história, bem como uma  boa interação entre estas e o escritor, estimulando-lhes a imaginação, o pensar, incentivando-as a colocaram questões.



Finalizou com a leitura do livro “Uma noite caiu uma estrela” em que mais vez o mote foi o apelo às emoções, ao espírito crítico e ao sentido estético, porque ler é isso mesmo, é ensinar a pensar, a acreditar e explorar a capacidade de sonhar.