segunda-feira, 14 de maio de 2018

25 de Abril O Museu vai à Escola



Numa parceria com o projeto "O Museu vai à Escola" da Câmara de Loures, a biblioteca da Escola Gaspar Correia ter o prazer de receber uma sessão, sobre o 25 de Abril, com o historiador Jorge Aniceto, a antropóloga Elsa Arruda e o tenente-miliciano Luís Pessoa, que teve um papel fundamental no Movimento das Forças Armadas (MFA).

Luís Pessoa comandou a força que, na manhã do dia 25 de Abril, ocupou as antenas do Rádio Clube Português (RCP), no Porto Alto, assegurando a transmissão de mensagens da revolução.

Os alunos estiveram muito atentos e ficaram sensibilizados com testemunho vivo da Revolução dos Cravos.

Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide, Biblioteca da Escola Gaspar Correia, Portela, 23 de abril de 2018

Cravos de 25 de Abril



Os alunos da Escola Gaspar Correia aderiram às comemorações do 25 de Abril. As professoras abordaram o tema nas aulas, participaram nas sessões de O Museu vai à Escola, com o historiador Jorge Aniceto, a antropóloga Elsa Arruda e o então tenente-miliciano, posteriormente capitão, Luís Pessoa, sobre o 25 de Abril.  As fotografias mostram os trabalhos realizados pelos alunos das turmas 5º2ª, 6º1ª, 6º 9ª e pela turma CEI.

A biblioteca ficou muito bem enfeitada com cravos realizados pelos alunos. É que também os livros e o espaço da biblioteca são símbolos de liberdade e dão-nos meios para a exercer.

Escola Gaspar Correia, Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide, Loures, 26 de abril de 2018.

Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães



A biblioteca da Escola Gaspar Correia teve o prazer de receber a escritora Ana Maria Magalhães para uma sessão de Encontro de Escritores.

Os alunos das turmas 5º1ª, 5º3ª, 5º4ª e 5º6ª, prepararam-se para este encontro lendo as obras Uma Aventura no Comboio, Uma Aventura no Palácio da Pena, Uma Aventura em Lisboa e Uma Aventura na Quinta das Lágrimas, realizaram trabalhos que estão expostos na biblioteca e prepararam questões para colocar à escritora. Foram orientados pelos professores David Santos, Manuela Barbedo e Teresa Pereira.

As sessões decorreram com muita emoção e interesse. Como todos esperavam a escritora revelou a sua empatia e capacidades de comunicação, o que motivará os alunos a serem cada vez melhores leitores.

Agradecemos a  colaboração de todos: alunos, pais, professores, auxiliares educativos e direção que se envolveram neste fantástico evento.

Um agradecimento especial aos professores David e Manuela que se esmeraram na preparação e promoção deste encontro.

Exposição de trabalhos...Uma Aventura



Apresentamos os trabalhos realizados pelos alunos das turmas 5º1ª, 5º3ª, 5º4ª e 5º6ª, da Escola Gaspar Correia, no âmbito do Encontro com a Escritora Ana Maria Magalhães.

A leitura das obras ( Uma Aventura no Comboio, Uma Aventura no Palácio da Pena, Uma Aventura em Lisboa e Uma Aventura na Quinta das Lágrimas) assim como estes trabalhos foram orientados pelos professores David Santos, Manuela Barbedo e Teresa Pereira.

A exposição estará patente na biblioteca até 18 de Maio.

Agradecemos a colaboração de todos: alunos, pais, professores e da D.ª Fátima, auxiliar educativa da biblioteca. Um agradecimento especial aos professores David e Manuela pelo empenho demonstrado nesta exposição.

Comemoração do Dia Mundial do Livro – 23 de abril “Leituras, Imagens e Sons do 25 de Abril” Exposição e Debate-Escola Secundária de Camarate


Opinião manifestada pela Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Camarate, Ana Paula Lino.
"Falar de livros é um prazer, uma satisfação infinita pela importância do livro como elemento catalisador da cultura de um povo.
O livro assume muitas facetas de acordo com o valor que lhe atribuímos:
Para mim, o Livro é o tónico do nosso cérebro, é o alimento da alma.
O Livro é o filho que germinamos dentro, com muito amor, dor, afeto e que depois deixa de fazer parte de nós, voa sozinho, cresce e se transforma…
O Livro é ação, é o elemento potenciador da transformação pessoal e social.
O livro transporta o pensamento dos visionários e condensa a mudança que se opera nas sociedades, assim aconteceu com Sócrates, na Antiguidade Clássica, com Leonardo da Vinci, Thomas Moore, Erasmo de Roterdão, no Renascimento, Descartes, Voltaire, Rousseau, Alvin Toffler e Stephen Hawking nos tempos modernos. Por isso, falar de livros é falar da sociedade em mudança, do sonho tornado realidade, do imaginário coletivo, da riqueza da alma humana.
Neste ano celebramos a Liberdade, as Leituras, os Sons e as Imagens que marcaram o nosso país desde o 25 de abril de 1974, fazemos uma viagem aos momentos marcantes desse período da nossa história. Uma viagem pela literatura, poesia, música, imagens e objetos, cada um com a sua história.
Esta Exposição só foi possível devido à gentileza de pessoas que decidiram ir aos seus báus e ao retirarem um livro, um CD, um cartoon, um objeto, relataram partes de uma história em que o coletivo e o individual se juntam e originando uma nova História, repleta de emoções e afetos.
Para falar de experiências do 25 de abril centradas nas leituras, imagens e sons realizou-se no dia 23 de abril, pelas 15.30 horas, na Biblioteca da Escola Secundária de Camarate, um Debate que contou com a participação do Presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, o Cartoonista, António Antunes, o músico, Pedro Branco e o ator, João de Carvalho.
Foi um Debate animado pelas várias intervenções que terminou com um poema de José Carlos Ary dos Santos, lido por João de Carvalho e com um momento musical dinamizado por Pedro Branco.
Estas iniciativas foram realizadas em colaboração com a Biblioteca Municipal José Saramago, no âmbito do projeto “Loures um Conc(s)elho para a Leitura”.
A equipa da Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Camarate gostaria ainda de deixar um especial agradecimento a todos os que colaboraram tornando possível esta iniciativa:
- Biblioteca José Saramago; Museu de Sacavém; Associação URAP, os Convidados do Debate – Bernardino Soares, António Antunes, Pedro Branco e João de Carvalho -, a Diretora da Escola Secundária de Camarate, Teresa Graça, Elvira Sousa e Luís Mariano; Mariana Calado, Albertina Ramos, Margarida Chaves, Fernanda Gomes, assim como alguns alunos e funcionários.
Com o pouco de cada um, fazemos muito!
Obrigado, por partilharem connosco estas experiências!"
Ana Paula Lino





segunda-feira, 7 de maio de 2018

Oferta de Livros às Bibliotecas Escolares


Promoção do livro e da leitura na escola com oferta de livros





Ao longo do ano letivo, escritores de literatura para a infância, bem como a equipa de animação das bibliotecas municipais do concelho de Loures, têm visitado as bibliotecas escolares do 1º ciclo do ensino básico, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, junto dos mais novos.

Esta iniciativa integra-se na ação "Outubro nas Bibliotecas Escolares", lançada em outubro de 2017, mês internacional das bibliotecas escolares.

Os autores Catarina Sobral, David Machado, Rita Vilela, José Fanha e Isabel Ricardo levaram os livros de viva voz para as escolas, promovendo uma interação estreita com os alunos, tendo como mote as histórias infantis. Estão ainda programadas iniciativas até ao final do ano letivo, também com os escritores Lara Xavier e Fernanda Botelho.

À deslocação dos escritores às escolas está associada a aquisição e oferta de livros para as bibliotecas escolares, num total de 372 obras dos autores envolvidos na iniciativa. Desta forma pretende-se contribuir para a formação de mais e melhores leitores, bem como para o reforço e atualização do fundo documental das bibliotecas escolares.





sexta-feira, 4 de maio de 2018

quinta-feira, 3 de maio de 2018

O Dia Mundial do Livro no Agrupamento de São João da Talha

Na Escola Secundária de São João da Talha

Maratona de Leitura






Na Escola Básica de São João da Talha

Encontro de Leituras 

Na atividade participaram três turmas da Escola Básica nº1 (1º, 2º e 4º anos) e diversas turmas de 5º e 6º anos: 5º D, E, F e 6º C e D; um aluno da UAAM e professores de diferentes áreas curriculares.

A sessão terminou com um poema de Ary dos Santos, "Portugal Ressuscitado", acompanhado à viola pelo professor Pedro Franco.

No final das leituras os alunos foram presenteados com um brinde açucarado.



Nas escolas do 1.º ciclo


Realizou-se a atividade - Para P'ra Ler - leitura silenciosa, durante 10 minutos (toda a escola em simultâneo) entre as 11:30  e as 11:40.



Comemoração do 14.º aniversário da biblioteca escolar na EB N.º 4 de São João da Talha

Toda a comunidade escolar cantou os parabéns à biblioteca e foi partilhado o bolo de aniversário.



Uma flor por um poema

Inspirados na lenda de S. Jorge e o Dragão, os alunos da EB N.º 4 foram convidados a trazer uma flor para a biblioteca em troca de um poema.


No Dia Mundial do Livro a biblioteca ficou mais alegre e colorida