sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resumo das Comemorações do Dia Mundial do Livro na Biblioteca do CPR

 
 
 
(Texto e fotografias de CPR)
 
 
 


 

A convite da Câmara Municipal de Loures, o Conselho Português para os Refugiados (CPR) associou-se, este ano, às comemorações do Dia Mundial do Livro, no âmbito do Programa "Rede Concelhia de Bibliotecas".

No passado dia 23 de Abril, a Biblioteca/Mediateca do CPR, instalada no Centro de Acolhimento para Refugiados, na Bobadela, esteve aberta, entre as 10h e as 17h, tendo sido desenvolvidas uma série de actividades para a comunidade local e para os requerentes de protecção internacional e refugiados.



MINI-FEIRA DO LIVRO - "1 Livro em troca de 1 Alimento"
 
 

 


A principal actividade de comemoração deste dia consistiu numa Mini-Feira do Livro, à porta do Centro de Acolhimento para Refugiados (CAR), onde, em troca de um alimento a ser doado aos refugiados cada pessoa poderia levar um livro.
De salientar que o poster da Mini-Feira foi elaborado com a ajuda de alguns dos refugiados alojados no CAR.

MUITO OBRIGADA a todas as pessoas da comunidade local que, generosamente, contribuíram com alimentos para os refugiados, neste Dia Mundial do Livro.
Um OBRIGADA muito especial também aos Pais e Famílias das crianças do Espaço "A Criança", que tão activamente contribuíram com donativos de géneros alimentares.


HORA DO CONTO
 



Pela primeira vez, a Biblioteca/Mediateca do CPR recebeu, neste dia, as 38 crianças das 3 salas de Creche do Espaço "A Criança"; as quais aí puderam ouvir o conto "Arco-Irís".

 
SESSÕES PARA O PRÉ-ESCOLAR
 

 

Com base no livro "O Incrível Rapaz que comia Livros" (de Oliver Jeffers) foram efectuadas duas sessões de apresentação da Biblioteca e de promoção da leitura para as 40 crianças do Jardim-de-Infância do Espaço "A Criança".
Estas sessões tiveram como principais objectivos apresentar a Biblioteca e as suas funcionalidades, valorizar a importância de ler, desenvolver um espírito crítico sobre os livros e desenvolver o hábito da leitura.


ACTIVIDADES DE COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL



Aliando a esta comemoração a proximidade do "Dia da Liberdade", foi efectuada uma leitura do livro O Tesouro (de Manuel António Pina) por alunos das aulas de Português Língua Estrangeira do CPR. Nesta actividade estiveram presentes a Dra. Ana Cristina Monteiro, Directora da Biblioteca Municipal José Saramago e dois técnicos, que, também, participaram activamente na leitura.

Foi, ainda, desenvolvida na Biblioteca uma actividade colectiva - “O que é para ti a Liberdade?”, em que cada requerente de asilo retirava de uma caixa um gesto daquilo que para si significava a liberdade.

No final da tarde, foi apresentada, no Auditório Ângelo Vidal D'Almeida Ribeiro no Centro de Acolhimento, uma breve apresentação sobre a “Revolução do 25 de Abril de 1974” e projectado o filme Capitães de Abril (de Inês de Medeiros). O Dr. Rui Monteiro, Adjunto da Vereadora dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Loures e a Dra. Sandra Almeida, Directora da Unidade de Igualdade e Cidadania deram-nos a honra de estar presentes neste evento.

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário