domingo, 17 de abril de 2016
O dia do Livro comemorado a 23 de Abril foi comemorado na Biblioteca da Escola E.B. 2,3 Mário de Sá Carneiro na Semana da Leitura, numa atividade desenvolvida em parceria com o departamento com o Ensino Especial intitulada "O Livro da Minha Vida".
Foram convidados professores da escola para falarem de um livro que os tenha marcado na vida. Realizaram-se 12 encontros com diferentes turmas convidadas a assistir à explanação sobre os livros selecionados pelos professores.
A atividade “O livro da minha vida” programada para toda a semana teve início no dia 14 de março com a sessão da professora Susana Sintra para a turma 5ºA. A professora Susana mostrou fotografias das suas filhas e netos dando a conhecer aos alunos a importância de ter sido mãe, o orgulho que tem nas suas filhas e amor que tem pelos netos. A palestra continuou com a mostra dos livros que seleccionou em power point , Pê de Pai e Coração de Mãe de Isabel Minhós Martins · Bernardo P. Carvalho. Apresentou estes livros porquê se comove de ver escritas, e tão bem escritas em frases tão simples, muitas das sensações que teve e costuma ter enquanto mãe. O Pê de Pai porque pensa que todos desejam ter um pai que seja todos os pê/s relatados no livro, compreensivo, tolerante, afectivo, preocupado, carinhoso, cuidadoso, brincalhão,cumplice… Por fim os alunos folhearam os livros deleitando os olhos nas magnificas ilustrações.
À tarde no mesmo dia, para a turma A do 6º ano, a professora Aida Gonçalves falou sobre “Siddharta”de Hermann Hesse. A busca pela plenitude espiritual, e o alcance de estados em que a mente humana se encontra absolutamente completa e plena. No final da sessão um apanhado dos seus desejos para o futuro. Utilizaram post-its onde escreveram o desejo que foi afixado num placard. Houve no fim comentários filosóficos aos desejos enumerados pelos alunos.
No dia 15 a professora Luísa Jesus apresentou para a turma 9º B “Os filhos da Droga” Christiane F. O relato de uma adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe.
À tarde no mesmo dia a professora Ana Gil apresentou para a turma 5ºF “O “Meu Pé de Laranja Lima”de Mauro de Vasconcelos. O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera. Assim é que um pé de laranja-lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em alguma pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, ensina-lhe tudo cedo demais. A Professora Ana Gil leu um extracto do livro onde o Zezé era um mau menino e outro onde era um bom menino .
Os alunos no final escreveram os seus sonhos mais imediatos e conversou-se sobre eles.
No dia 16 de Março a professora Sofia Peyssoneau apresentou para a turma 8ºA, O Velho e o Mar de Ernest Hemingway retrata a vida de Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado. O livro retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado.No final os alunos falaram dos seus desejos.
À tarde no mesmo dia o professor Rui Campos apresentou a suas escolhas ao 6ºB. Iniciou a sessão com uma questão, perguntando aos alunos Se eles tinham algum livro que lhes tivesse ficado na memória. O livro de que lhes falou foi “Ao serviço do Pony Express” de WilliamO. Steele
O Pony Express é o nome pelo qual ficou conhecido um histórico correio expresso colocado em funcionamento em 1860, que levava correspondências a cavalo cruzando territórios selvagens dos Estados Unidos da América. A rota ligava as cidades de St. Joseph (Missouri) e Sacramento (Califórnia).
O correio expresso funcionou durante um ano e alguns meses, sendo depois substituído pelas linhas de telégrafos transcontinentais. Não obstante a curta duração, esse empreendimento tornou-se um marco histórico e uma presença constante no imaginário popular sobre o Oeste Selvagem, exemplo de luta em direção ao progresso, mesmo com condições adversas.
A rota era cumprida, não só com a troca incessante de cavalos e cavaleiros, mas também com o uso de diligências. Cruzavam pradarias, desertos e montanhas dos Estados Unidos. O Pony Express conseguiu ser mais rápido do que a via marítima da época, que partia do Oceano Atlântico até à costa Oeste dos Estados Unidos. O Pony Express demonstrou que um sistema transcontinental era viável.
Apresentou um vídeo de uma mãe a contar histórias ao seu bebé e cada vez que a mãe acabava o bebé chorava, isto para justificar a vontade que teve de ler o livro quatro vezes.
Mostrou também o genérico do Bonanza para contextualizar a localização e o estilo da época, depois falou da mensagem do livro como meio de comunicação e fez um paralelismo com os meios de comunicação contemporâneos a internet os facebook o twiter e mostrou no final a verdadeira história do Pony Express.
No dia 17 de março a professora Raquel Carvalho(diretora da Escola) apresentou ao 9ºA "O Que Podemos Aprender Com os Gansos “de Alexandre Rangel.
A escolha prende-se com um conselho deixado à turma que vai transitar para uma nova escola encontrar novos amigos colegas de que comunicar, e comunicar bem é imprescindível.
O objectivo desta obra é, pois, através de pequenas histórias, parábolas, fábulas e lendas, ensinar o leitor a comunicar melhor e de forma mais eficiente. Muitos dos problemas, que rapidamente poderiam ser resolvidos, arrastam-se e agravam-se a ponto de causar rupturas, por vezes graves, nas relações pessoais e profissionais. Quando, mais tarde, se analisam as causas, constata-se, com frequência, a completa ausência de comunicação. De facto, como diz o autor, as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade onde quer que se esteja são, em primeiro lugar, a comunicação, em segundo, a comunicação e, em terceiro, ainda a comunicação.
À tarde do mesmo dia a professora Ana Bela Gaio apresentou ao 6ºB”O Diabo dos Números” de Hans Magnus Enzensberger, um livro de cabeceira para todos aqueles que têm medo da matemática., uma divertida e intuitiva viagem ao mundo das matemáticas.
E finalmente no último dia, dia 18 de março a professora Benvinda Filipe apresentou ao 6º F as suas escolhas fixaram-se na escritora Luísa Ducla Soares tendo apresentado vários livros e vários géneros literários.
À tarde e para finalizar a atividade a professora Helena Alves apresentou um Prezzi sobre O Principezinho ao 7ºA,foi feita leitura pelos alunos das passagens mais marcantes do livro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário