sexta-feira, 28 de abril de 2017

Conselhos de Leitura da Escola Secundária José Afonso

Estivemos nos Conselhos de Leitura da Escola Secundária José Afonso, no dia 24 de abril.

Com a presença da comunidade escolar bem como de alguns convidados, em se destaca, o Sr. Presidente da Câmara, Bernardino Soares, a Srª Vereadora da Educação, Maria Eugénia Coelho, o agente Ornelas da PSP de Loures e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Loures, Manuel Glória.

Por alunos das diferentes escolas do agrupamento, pelos pais e convidados foram deixadas sugestões de leitura, realçando a importância da leitura independentemente do que se lê e de como se lê.
Em torno dos livros e da leitura, houve animação de leitura, uma pequena encenação teatral, leitura de pequenos excertos de textos informativos e outras sugestões mais literárias.

A Sr.ª Vereadora Eugénia Coelho referiu a influência deixada pelo livro “Polegarzinho” na sua infância e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, falou do livro “No Limite da Dor” de Ana Aranha e Carlos Ademar que é constituído por testemunhos de pessoas que vivenciaram, na primeira pessoa, as atrocidades cometidas pela PIDE, durante o Estado Novo.

Bernardino Soares destacou a importância deste livro por ser “a memória de pessoas que ainda estão vivas” e quiseram deixar “testemunho daquilo que sofreram e do que lutaram para que pudéssemos hoje celebrar a liberdade”.  



   




 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

ArtesIPolíticasIEscola-Todos Lemos?

A atividade em destaque destas comemorações foi o debate ArtesIPolíticasIEscola-Todos Lemos? realizado no dia 21 de abril na Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo, uma organização conjunta da escola e da Biblioteca Municipal José Saramago, com o apoio da coordenação interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Com um painel constituído por quatro figuras públicas ligadas às artes e à política, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, Luís Varatojo, músico, Alfredo Brissos, ator e encenador e Alexandre Taveira, artista plástico, mediado pela Professora Maria Oliveira, os alunos colocaram questões aos convidados sobre livros e leituras, sobre os seus percursos de leitores, livros que os marcaram, desde a poesia à banda desenhada, realçando deste modo a importância da leitura.

Num debate animado os convidados falaram da “Mafalda” do Quino, cartunista argentino, “O Idiota" de Dostoiévski, Eça de Queirós, Jorge Amado, Sophia de Melo Breyner, António Lobo Antunes, José Saramago, entre outros. Assim, de forma descontraída e agradável deu-se enfoque ao livro e à leitura,  remetendo-nos para a pergunta inicial.

“Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial” MANGUEL, Alberto in Uma história de Leitura.




quarta-feira, 26 de abril de 2017

Concurso Literário Palmira Bastos


 CINQUENTENÁRIO DA MORTE DE PALMIRA BASTOS




A Biblioteca Escolar em colaboração com o Grupo de Português vai realizar um concurso literário em homenagem à atriz Palmira Bastos (1875-1967).

Palmira Bastos que sempre quis ser atriz, estreou-se aos 15 anos e a partir de 1893 passou a integrar o elenco do Teatro Nacional D. Maria II.


Até ao fim da sua vida representou com o mesmo entusiasmo com que se estreou. É um dos maiores nomes do Teatro Português. 

Palmira Bastos uma mulher corajosa e determinada que nunca é demais recordar.



sexta-feira, 21 de abril de 2017

Atividades Comemorativas do Dia Mundial do Livro no Agrupamento de Escolas Nº1 de Loures

As Bibliotecas do Agrupamento Nº1 de Loures irão realizar um conjunto diversificado de iniciativas que envolverão todas as escolas do Agrupamento, integradas nas comemorações do Dia Mundial do Livro.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro

Outras atividades para esta semana são:
Uma exposição de livros do século XVI até ao início do século XX.
Um jogo de perguntas sobre livros, que decorrerá na biblioteca, aonde os professores se deslocarão com as suas turmas.

Inquérito sobre leituras

A partir do dia 21 será lançado um inquérito sobre leituras, tentando abranger alunos, pais e Encarregados de Educação (EE), professores e funcionários, com a finalidade de descobrir os hábitos de leitura na comunidade escolar, e simultaneamente divulgar o facto de o catálogo das escolas poder ser consultado através da Internet e os pais e EE poderem requisitar livros nas bibliotecas das escolas.
Mostramos aqui a primeira página desse inquérito.


Um concurso de leitura(s): Leste ou não leste

Aqui ficam alguns exemplos deste concurso com perguntas espalhadas pela escola, que os alunos terão que responder nas bibliotecas, preenchendo um boletim com a resposta escolhida.
São mostrados cartazes, a capa do regulamento, alguns dos folhetos com perguntas e um boletim de respostas.









terça-feira, 18 de abril de 2017

Ação em destaque

Políticos, músicos, atores, artistas plásticos, professores... Todos lemos?
Afinal qual é a importância da leitura para todas estas áreas profissionais. Um debate conduzido pelos alunos do ensino básico e secundário da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo.

Programa das Bibliotecas Municipais

Nas Bibliotecas Municipais poderão ser visitadas exposições, mostras bibliográficas, ocorrerão animações, espetáculos e algumas surpresas:
 - Na Biblioteca Municipal Ary dos Santos: Exposição Ary, um poeta à solta (até 29 de abril); Exposição Arte de ilustrar livros infantis (até 27 de maio); animação da leitura Saudades não têm conto, para alunos do ensino básico; estreia da animação para bebés Palavras de aninhar (22 de abril); animação Tem cuidado meu amor – cartas da prisão, para alunos do ensino secundário (26 de abril);

- Na Biblioteca Municipal José Saramago: mostra documental Prémios em exposição (até 27 de maio); mostra documental inspirada no tema proposto pela DGLAB, Os direitos humanos e a pena de morte – as bibliotecas como hino à vida (até 3 de junho); rifas de leitura no átrio da Biblioteca (até 6 de maio); espetáculo 25 de Abril, Entre Pautas e Letras! - poesia, teatro e música pelo Teatr’Up Grupo de Teatro da SFUP (22 de abril, 21h30).


DIA MUNDIAL DO LIVRO 2017


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS 4 DE OUTUBRO



quarta-feira, 12 de abril de 2017

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Novo cartaz prestes a chegar

Aproxima-se o Dia Mundial do Livro e já podemos encontrar no nosso blog a programação de algumas bibliotecas.
O cartaz deste ano está prestes a chegar às escolas/bibliotecas, assim como o marcador de livro. Estejam atentos!
Boas férias da Páscoa, com um bom regresso em cheio, para as comemorações do Loures conc/selho para a leitura.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

O livro como um hino à vida

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e  por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro.
Em 2017, e porque se comemoram os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal, a DGLAB quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida.