quinta-feira, 27 de abril de 2017

ArtesIPolíticasIEscola-Todos Lemos?

A atividade em destaque destas comemorações foi o debate ArtesIPolíticasIEscola-Todos Lemos? realizado no dia 21 de abril na Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo, uma organização conjunta da escola e da Biblioteca Municipal José Saramago, com o apoio da coordenação interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Com um painel constituído por quatro figuras públicas ligadas às artes e à política, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, Luís Varatojo, músico, Alfredo Brissos, ator e encenador e Alexandre Taveira, artista plástico, mediado pela Professora Maria Oliveira, os alunos colocaram questões aos convidados sobre livros e leituras, sobre os seus percursos de leitores, livros que os marcaram, desde a poesia à banda desenhada, realçando deste modo a importância da leitura.

Num debate animado os convidados falaram da “Mafalda” do Quino, cartunista argentino, “O Idiota" de Dostoiévski, Eça de Queirós, Jorge Amado, Sophia de Melo Breyner, António Lobo Antunes, José Saramago, entre outros. Assim, de forma descontraída e agradável deu-se enfoque ao livro e à leitura,  remetendo-nos para a pergunta inicial.

“Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial” MANGUEL, Alberto in Uma história de Leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário